Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG

EDITAL PROPPG/UFERSA Nº 47/2026 – SELEÇÃO INTERNA PARA BOLSA DE CAPACITAÇÃO DE CURTA DURAÇÃO NO EXTERIOR CAPES GLOBAL.EDU – MOBILIDADE 2027 REDE INTEGRA BRASIL

Internacionalização, Processos Seletivos 31 de agosto de 2026. Visualizações: 1. Última modificação: 31/08/2026 23:15:12

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPPG da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA torna público o presente edital para seleção interna de estudante de mestrado candidato(a) a bolsa de Capacitação de Curta Duração no Exterior, no âmbito do Programa CAPES Global.edu (Edital CAPES nº 13/2025), observadas as normas da CAPES, as diretrizes da Rede Integra Brasil e as disposições deste edital.

A UFERSA integra, como instituição associada, a Rede Integra Brasil, coordenada pela Universidade de São Paulo – USP, com atuação voltada à cooperação acadêmica interdisciplinar e interinstitucional, à redução de assimetrias de internacionalização e ao desenvolvimento de ações colaborativas de impacto científico e social.

A modalidade Capacitação de Curta Duração no Exterior tem por objetivo proporcionar experiência acadêmica presencial destinada ao aperfeiçoamento de competências técnicas, científicas, metodológicas ou pedagógicas de estudantes de mestrado e ao fortalecimento da internacionalização dos Programas de Pós-Graduação participantes.

Acesse aqui o edital.

Acesse aqui os anexos, em formato editável.