Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG

Programas de Iniciação Científica da UFERSA

(PIBIC, PICI e PIVIC)

 

O PIBIC é um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que se propõe a apoiar a política de iniciação a pesquisa científica dos discentes em formação nas instituições de ensino superior. O programa concede bolsas de Iniciação Científica (IC) as instituições que desenvolvem ações que estimulam seus discentes a potencializar o talento para a pesquisa. Nessa conjuntura, possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências próprias para despertar a vocação científica e incentivar a inserção de novos pesquisadores.

O PICI é um programa complementar a atividade de incentivo a pesquisa, que está institucionalizado na UFERSA, com o intuito de estimular o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas que não foram contempladas com bolsa PIBIC. Nesse sentido, cria um ambiente singular, que privilegia os discentes em formação e contribui com o desenvolvimento de seu intelecto. Ademais, amplia a possibilidade de acesso e integração dos discentes com as atividades de pesquisa, ao mesmo tempo em que permite formar indivíduos ativos e capazes de solucionar situações-problema.

O PIVIC também se configura como um programa complementar a atividade de incentivo a pesquisa, uma vez que estimula o corpo docente em formação, a desenvolver projetos de iniciação científica junto a discentes vinculados aos cursos de graduação da UFERSA. Para tanto, o mesmo contribui com a formação de recursos humanos preocupados e comprometidos com o avanço da ciência. Além disso, proporciona a troca de experiências sobre as técnicas e métodos de pesquisa existentes em cada área do conhecimento.

______________________________

 

Edital conjunto – PIBIC, PICI e PIVIC

 

Ano: 2020

  • Edital IC n.º 07/2020 – PROPPG/UFERSA (aqui)
  • Formulário de pontuação – para preenchimento (aqui)
  • Formulário de pontuação – para consulta (aqui)
24 de abril de 2020. Visualizações: 8550. Última modificação: 06/03/2023 14:56:15