Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG

          Débora Andréa Evangelista Façanha

É natural de Fortaleza/CE. Assumiu a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFERSA em 01/09/2020. Ingressou na ESAM em fevereiro de 2004, tendo acompanhado todo o processo de expansão da Pós-Graduação da ESAM/UFERSA.

É Graduada em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará. Possui Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), Doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutorado na Universidade de Florença – Itália. Atualmente é bolsista de Produtividade, nível 2 do CNPq.

É Professora Titular do Departamento de Ciências Animais do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural do Semiárido, com atuação nos cursos de graduação em Agronomia, Medicina veterinária e Zootecnia, além da Pós-Graduação em Ciência Animal. Coordena o Laboratório de Fisiologia Adaptativa e Conservação de Recursos Genéticos e o Núcleo de Conservação de Ovinos Morada Nova, variedade Branca.

Já ocupou o cargo de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Produção Animal e foi membro do Conselho Universitário da UFERSA por um mandato de dois anos. Integra a Comissão de Ética em pesquisa com animais e filiada a diversas sociedades científicas em nível nacional e internacional, tais como a Sociedade Brasileira de Zootecnia, Sociedade Nordestina de Produção Animal, da qual foi presidente no biênio 2008-2010, Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, através da qual fundou a Rede Nordeste de Recursos Genéticos Animais. É membro da Rede CONBIAND – Rede Iberoamericana de Recursos Genéticos Animais e possui cooperação científica com a Universidade de Florença (IT), Universidade de La Laguna – Tenerife (ES), Universidade de Córdoba (ES) e Universidade Autônoma de Barcelona (ES).

Acesse aqui o currículo Lattes

21 de maio de 2021. Visualizações: 91. Última modificação: 21/05/2021 08:44:14