Nos dias 23 e 24 de junho de 2025, aconteceu na Reitoria da UNESP, a Reunião de alinhamento do ProfÁgua – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. O encontro reuniu representantes da UNESP, da FUNDUNESP, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e das instituições associadas para discutir diretrizes, ações integradas e os próximos passos do programa.
A mesa de abertura contou com a participação do Diretor-Presidente da FUNDUNESP, Prof. Dr. Mario de Oliveira Neto, que representou a Fundação ao lado do Prof. Dr. Jefferson Nascimento de Oliveira, Coordenador Geral do ProfÁgua; da Sra. Renata Rozendo Maranhão, Superintendente Adjunta de apoio da ANA; e da Profa. Dra. Maria Valnice Boldrin Zanoni, Pró-Reitora de Pós-Graduação da UNESP.
Durante o primeiro dia de programação, foram apresentados os resultados alcançados pelo ProfÁgua, a atuação dos Pró-Reitores da UNESP, o papel do ProfÁgua e os Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), dinâmicas de integração entre os participantes e, propostas para o novo quadriênio. No segundo dia, foi realizada uma discussão da identificação de áreas de atuação e novas demandas do mercado de trabalho. Em seguida, foram apresentadas estratégias para estímulo de parcerias com setores públicos e privados. Ao final, deliberou-se a criação de Comissões Temáticas, onde a UFERSA ficou responsável pelo Planejamento Estratégico, juntamente com outras instituições associadas (UTFPR, UNEMAT, UEA e, UNESP).
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) esteve representada pela Profa. Dra. Alexsandra Fernandes Pereira, Pró-reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Jorge Luís de Oliveira Pinto Filho, o coordenador do ProfÁgua no Rio Grande do Norte e, o seu vice o Prof. Dr. Luís César Aquino Lemos Filho.
Para a Pró-reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação, a participação da UFERSA na Reunião de Alinhamento do ProfÁgua reforça nosso compromisso com a formação de profissionais capacitados para atuar na gestão e regulação dos recursos hídricos, especialmente em regiões estratégicas como o semiárido brasileiro. Assumir a corresponsabilidade pela Comissão Temática de Planejamento Estratégico, ao lado de instituições parceiras, é uma demonstração do protagonismo da UFERSA no âmbito da pós-graduação e do seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Em sua fala, o Coordenador destacou a importância da Rede ProfÁgua na capacitação de profissionais do SINGERH para enfrentar os desafios da gestão hídrica no Brasil, especialmente no contexto do semiárido brasileiro. Na opinião do vice-coordenador, o encontro foi de grande importância para alinhar as ações do ProfÁgua/UFERSA com os demais programas da rede nacional, distribuídos por todas as regiões do país. Dessa forma, busca-se manter o ProfÁgua/UFERSA em sintonia com os desafios atuais e futuros, visando à formação de recursos humanos capacitados para promover uma gestão racional e sustentável dos recursos hídricos e naturais do Brasil.
Por fim, a participação da UFERSA reforça o compromisso da universidade com a formação de excelência e com o fortalecimento de políticas públicas voltadas à sustentabilidade dos recursos hídricos.
Ordem a partir da esquerda: Prof. Dr. Luís César, Profª. Drª. Alexsandra, Prof. Dr. Jefferson Nascimento e Prof. Dr. Jorge Luís.
Representantes das 26 instituições associadas em Rede Nacional ProfÁgua.